Buscar
  • Omnibus

Como começar a produzir conteúdos para redes sociais?

O boom de conteúdo nas redes sociais já apresentava crescimento muito antes da pandemia.

Então, com a chegada da Covid-19, a produção de conteúdo se acelerou. Muitos dos negócios tiveram que, rapidamente, migrar suas operações para o digital, pois era uma das únicas formas de continuar vendendo. As redes sociais foram essenciais para manter a comunicação com o público-alvo e se posicionar diante deste acontecimento histórico mundial.


Se você faz parte de uma das inúmeras empresas que começaram a produzir os seus conteúdos sem planejamento, somente com o objetivo de “vencer” a pandemia e, agora que já estamos mais adaptados ao novo normal, gostaria de dar um passo atrás e de fato planejar o seu conteúdo, chegou ao lugar certo. Hoje vamos mostrar como dar os primeiros passos para produzir um conteúdo de sucesso. Vem com a gente!


Por que começar a produzir conteúdo digital?


De acordo com a pesquisa feita pela Global Web Index, que traz os principais comportamentos e tendências digitais no Brasil, os brasileiros passam, em média 3h33min por dia nas redes sociais. A média global é de 2h27min. Ou seja, os brasileiros passam mais do que quatro dias inteiros por mês consumindo conteúdos nas redes sociais.


Esse é apenas um dos motivos pelos quais as empresas devem se fazer presentes nas redes sociais. Se você quer descobrir quais são os outros motivos, nós abordamos sobre eles aqui.


Como começar?


Quando falamos em produção de conteúdo, não existe uma “receita de bolo” que funcione para todas as organizações, independente do setor em que atua. Muitas vezes, a mesma receita não funciona nem para as empresas concorrentes. Cada empresa é única, tem sua cultura, identidade e essência. E é esse o diferencial.


Se você está em busca de dicas para começar a sua estratégia de conteúdo, revelamos para você quais são os primeiros questionamentos que você deve ter para planejar uma estratégia de sucesso. Veja a seguir:


Quem é a empresa?


A imersão é o primeiro passo. Identificar quem é a empresa e qual o seu propósito, como ela quer ser vista pelos clientes e pela sociedade?


Quais os objetivos da empresa nos meios digitais?


Ter presença digital sem estratégia não traz resultado algum. É necessário definir objetivos específicos e criar um plano de marketing digital que esteja alinhado para que essas metas sejam alcançadas em um prazo desafiador e viável.


Há inúmeros tipos de objetivos. Os mais comuns são:

  • Fortalecimento da marca;

  • Aumento das vendas;

  • Retenção e fidelização de clientes;

  • Redução custos de aquisição e venda;

  • Entre outros.

Com quem a empresa quer falar?


Definir quem é o seu público-alvo e as personas. Saber quem são os clientes potenciais e ideais que você quer alcançar é essencial para se criar uma estratégia de comunicação assertiva, direcionada e que traga resultados.


Você precisa identificar quem são suas personas, seus hábitos de consumo, medos, problemas, sonhos, profissão, estrutura familiar, entre outras informações importantes. É através de uma abordagem envolvendo a vida real da sua persona que você conseguirá captar o interesse dela, fazendo-a dedicar alguns instantes para analisar o que a sua empresa tem para compartilhar.


Como comunicar a mensagem?


Aqui entra o importante papel da comunicação digital. Há inúmeros formatos de conteúdo e tons de vozes que podem ser usados para se comunicar com o público. Quando a empresa sabe quem é o seu público, fica mais claro para definir o tipo de comunicação a ser utilizada.


Planejamento de produção de conteúdo

Com base nas informações dos passos anteriores, deve-se criar um planejamento detalhado sobre quais os conteúdos serão produzidos, o porquê, de que forma e onde eles serão distribuídos.


Normalmente o planejamento é feito de forma mensal. É extremamente importante que a presença digital seja constante e consistente. Para ser lembrada, a empresa precisa se fazer presente.


Mãos à obra: produção e gestão


O trabalho é diário: é necessário produzir os conteúdos do interesse do público, em diferentes formatos (posts, vídeos, e-books, lives), fazer as postagens, interagir e engajar com o público. Essas tarefas exigem tempo, criatividade e know-how de plataformas e ferramentas digitais.


O planejamento digital é um ciclo infinito


Ao final de cada mês, mensuram-se os resultados relevantes. Com as métricas na tela, pode-se entender melhor sobre:

  • As preferências do seu público;

  • Quem são os seus clientes ideais;

  • Quais os tipos de conteúdo eles gostam de consumir;

  • Quais as dúvidas e os problemas que eles possuem e que a sua empresa pode ajudar a resolver.

Com esse entendimento mais apurado, pode-se então partir para o planejamento do mês subsequente e, assim por diante, sempre atento aos pontos de melhoria e repetindo as estratégias que deram resultado.


Você não precisar dar conta de tudo sozinho


Nem sempre temos um time especializado e disponível para investir tempo no planejamento, criação e gestão das estratégias das redes sociais. Para colher resultados de verdade, é preciso consistência e qualidade.


Se a sua empresa quer decolar de vez nas redes sociais, conquistar autoridade e gerar mais oportunidades de venda, busque a ajuda de uma agência especialista em produção de conteúdo. Eles compreendem a essência do seu negócio e caminham ao seu lado durante todos os meses, desenvolvendo as estratégias, criando e postando conteúdos de valor, interagindo com seus seguidores e mensurando os resultados.


Quer bater um papo e entender melhor como isso funciona? Entre em contato conosco e vamos conversar 😊

17 visualizações0 comentário